O drama “Terra Nova“, do realizador Artur Ribeiro, foi selecionado pela direção da Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal na 64ª edição dos Prémios Ariel, como candidato a Melhor Filme Ibero-americano da Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas.
A produção nacional foi filmada ao longo de seis semanas em 2018, com o cineasta português a bordo do lugre Santa Maria Manuela navegando pelos mares do Canadá até à Gronelândia, onde foi simulado o Ártico. Algumas cenas também foram gravadas em território português.
O ambicioso projeto, uma coprodução luso-alemã entre a Cinemate (Portugal) e a Lightburst Pictures (Alemanha), conta no elenco com nomes conhecidos da ficção nacional como Virgílio Castelo, João Reis, João Catarré, Vítor Norte, Miguel Borges, Pedro Lacerda, Vítor D’Andrade, João Craveiro, entre outros.
Baseado na obra literária “O Lugre”, de Bernardo Santareno, o filme acompanha a viagem épica do lugre bacalhoeiro Terra Nova, quando num mau ano de pesca nos barcos do Labrador, o Capitão Silva (Castelo) decide arriscar uma travessia nunca antes tentada até à Gronelândia à procura de mais peixe. Enquanto a tripulação enfrenta as tempestades e o frio do Atlântico Norte, o medo e conflito intensifica-se, numa luta aguerrida contra o mar e entre os homens, qual delas a mais mortífera.
“Terra Nova” estreou nos cinemas portugueses no dia 28 de outubro de 2021, depois de vários adiamentos devido à pandemia. Assista ao trailer.