“The Day I Will Never Forget” já disponível no Videoclube Zero em Comportamento

The Day I Will Never Forget no Videoclube Zero em Comportamento

Já está disponível no Videoclube Zero em Comportamento, desde esta sexta-feira, 15 de janeiro, o documentário “The Day I Will Never Forget“, um filme realizado por Kim Longinotto sobre mutilação genital feminina, em que aborda este com excepcional sensibilidade e franqueza, retratando a realidade vivida no Quénia.

Através de comoventes depoimentos de mulheres que foram submetidas à circuncisão e de entrevistas com idosas matriarcas que teimosamente defendem a prática, este filme retrata a complexidade das polémicas e conflitos em torno da angustiante questão do combate à tradição.

Kim Longinotto é uma das mais proeminentes documentaristas em actividade, sendo reconhecida internacionalmente pelos seus pungentes retratos e pelo seu sensível e apaixonante tratamento de tópicos difíceis.

Observando, reflectindo e contando as estórias de mulheres que desafiam convenções e lutam contra instituições, opressão e preconceitos, Longinotto documenta e revela as idiossincrasias e os costumes de sociedades oprimentes.

Passando por temas tão diversos como o divórcio no Irão, a mutilação genital feminina no Quénia, a violência sobre mulheres e crianças nos Camarões, na África do Sul ou na Índia, a educação de crianças emocionalmente perturbadas em Inglaterra ou mesmo questões de género, identidade sexual e contradições culturais no Japão, Longinotto assume-se politicamente comprometida, viajando pelo mundo inteiro para documentar os aspectos mais difíceis da realidade das mulheres.

“The Day I Will Never Forget” está disponível por 3€, durante 72 horas, através deste link no Videoclube Zero em Comportamento.

Artigos relacionados