“The Exorcism Of Roland Doe”: Documentário sobre exorcismo que inspirou um dos êxitos do cinema

Como parte do especial “Shock Docs” dedicado aos fãs de terror e fenómenos paranormais, o canal ID – Investigation Discovery Portugal estreia este sábado, 22 de outubro, às 23:00h, “The Exorcism Of Roland Doe“, um documentário sobre um exorcismo que inspirou e se converteu num dos maiores êxitos da história do cinema.

Nos anos 1940, um jovem de 13 anos, supostamente chamado Roland Doe, foi alvo de um famoso exorcismo. A Igreja Católica acreditava estar possuído por uma entidade demoníaca e que precisava de salvação. Os eventos ocorridos inspiraram o romance “O Exorcista”, de William Peter Blatty, e mais tarde a adaptação cinematográfica que em 1973 gerou milhões de dólares de receitas nas bilheteiras mundiais.

Neste documentário somos transportados até Cottage City, Maryland, e para os eventos que conduziram a um exorcismo extraordinário que se destacou entre os muitos realizados a um jovem cuja identidade foi protegida até há bem pouco tempo. Afinal, o verdadeiro Roland Doe chamava-se Ronald Edwin Hunkeler e morreu em 2020, vítima de um enfarte, antes de cumprir 86 anos, em Marriotsville, Maryland.

O mais extraordinário é que este jovem, que sempre temeu que o seu passado o atormentasse, acabou por ter uma vida bastante diferente da que podíamos imaginar. Hunkeler foi engenheiro da NASA e contribuiu para o sucesso das missões espaciais da Apollo nos anos 1960. Chegou mesmo a patentear uma tecnologia que permitiu aos painéis do vaivém espacial aguentar o calor extremo. Impressionante tendo em conta a adolescência atormentada por dezenas de exorcismos.

“The Exorcism Of Roland Doe” revive um exorcismo impressionante e para o qual só os homens e mulheres de fé conseguem encontrar explicação para os fenómenos decorridos no interior da casa. Para ver este sábado no ID, o canal de crime real. (NOS: posição 74), (MEO: posição 115).

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados