“The Fire Within: Requiem for Katia and Maurice”: Odisseia estreia documentário de Werner Herzog

Neste domingo, dia 6 de novembro, pelas 18:00h, o canal Odisseia estreia “The Fire Within: Requiem for Katia and Maurice“, um documentário surpreendente, escrito, realizado e narrado pelo lendário cineasta alemão Werner Herzog, que aqui presta homenagem aos Krafft, uma dupla de vulcanologistas e cineastas franceses.

Produzido em 2022 e com 90 minutos de duração, o filme transporta o espetador até ao Monte Unzen, Kyushu, Japão, às 15:18h, do dia 3 de junho de 1991, altura em que um fluxo piroclástico – uma nuvem de gases e partículas superaquecidas – desceu a mais de 160 km/h do pico do vulcão, destruindo tudo no seu caminho.

O fenómeno matou instantaneamente Katia e Maurice Krafft, dois vulcanologistas e cineastas da região da Alsácia, em França, pois estavam demasiado perto, como era seu hábito. Ironicamente, no dia anterior, Maurice dissera numa entrevista: “Nunca tenho medo, porque vi já tantas erupções em 25 anos que, mesmo que morra amanhã, não me importo.”

Os Krafft deixaram um arquivo de mais de 200 horas de gravações sem precedentes na sua beleza espectacular e hipnótica. Herzog teve acesso ao arquivo todo e criou um filme que não se pode categorizar. É um requiem que celebra o legado de Katia e Maurice Krafft.

Exibido na recente edição do DocLisboa, “The Fire Within: Requiem for Katia and Maurice” apresenta imagens incríveis de um dos fenómenos mais surpreendentes e destruidores do planeta. Veja o trailer oficial:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados