“The Hand of God”: Maradona ameaça processar judicialmente filme de Paolo Sorrentino

Maradona vai processar filme de Paolo Sorrentino

Menos de uma semana depois de ter sido anunciado, “The Hand of God“, filme de Paolo Sorrentino (Silvio e os Outros) para a Netflix, já se encontra envolvido em polémica, já que Diego Maradona não deu a sua benção para o desenvolvimento do projeto.

De acordo com o Deadline, os advogados da estrela do futebol argentino estão a explorar possíveis ações legais contra o próximo filme da gigante de streaming. O representante legal de Maradona utilizou o Twitter no fim de semana para declarar que o jogador de futebol não autorizou o uso da sua imagem no filme e que estará a tentar avançar com um processo judicial pelo uso indevido de uma marca registada.

O título do filme é uma aparente referência para o craque, que usou o termo “Mão de Deus” para descrever o seu golo contra a Inglaterra nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de 1986, realizado no México. Ao anunciar o filme na semana passada, a Netflix afirmou que não é um filme desportivo e não é sobre Maradona, afirmando que será uma história pessoal sobre a juventude de Sorrentino em Nápoles dos anos 80. A Netflix recusou-se a comentar a notícia agora divulgada.

No entanto, os factos estão inexoravelmente ligados. Nos anos 80, El Pibe era a estrela do Nápoles e desde então permanece como um ícone da cidade. Além disso, Sorrentino confessou há uns anos que sobreviveu a um trágico acidente que vitimou os seus pais quando tinha 16 anos, após se ter recusado a fazer a viagem porque queria ver Maradona jogar contra um clube rival da equipa napolitana.

Não está claro se uma ação judicial pode ser um revés para o filme da Netflix, que ainda está em fase de desenvolvimento, mas é provável que os produtores já esperassem que isto acontecesse, considerando o poderio da equipa de advogados de Maradona, que no passado já processaram a Dolce & Gabbana, a empresa do videojogo Pro Evolution Soccer e até ameaçaram agir contra as próprias filhas do argentino.

Considerado um dos melhores jogadores do mundo, Maradona já foi alvo de inúmeros filmes, séries e documentários ao longo dos anos. Um dos mais recentes foi o documentário de Asif Kapadia, lançado nos cinemas no ano passado. Atualmente, a Amazon Studios está a trabalhar numa série biográfica, com três atores a interpretar o futebolista em diferentes idades. Ambos os projetos foram abençoados pelo autor da frase “Mão de Deus”.

Artigos relacionados