Tiago Guedes venceu o prémio Bisato d’Oro para Melhor Realizador com “A Herdade”

"A Herdade" filme de Tiago Guese venceu o Bisato de Oro

Apesar de não conseguir qualquer galardão na competição principal da 76ª edição do Festival de Cinema de Veneza, “A Herdade“, filme do realizador português Tiago Guedes, foi distinguido com o prémio Bisato d’Oro para Melhor Realização, um troféu atribuído por um júri da crítica independente, presente no festival mais antigo do mundo.

Este prémio paralelo aos oficiais do Festival de Veneza, é também distinto dos prémios da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci). o júri presidido por Paolo De Cesare, referiu que a produção nacional, “embora de forma mais íntima e menos espectacular, tem reminiscências do ‘Novecento’ de Bertolucci”, concluindo que “a história é um pedaço de vida, um tempo passado com personagens que se tornam nossos companheiros numa preciosa viagem.”

Produzido por Paulo Branco e protagonizado por Albano Jerónimo e Sandra Faleiro, o filme conta a história de uma família dona de uma propriedade latifundiária, e ao mesmo tempo traça “o retrato da vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40, atravessando a revolução do 25 de Abril e até aos dias de hoje.”

“A Herdade”, que também está confirmado para competir no festival de Toronto, estreia nos cinemas portugueses a 19 de setembro.

Já a curta-metragem “Cães que Ladram aos Pássaros”, de Leonor Teles, que competiu na secção Horizontes, foi nomeada pelo júri, presidido por Susanna Nicchiarelli, para ser candidata aos prémios da Academia Europeia de Cinema.

De acordo com a descrição da produtora Uma Pedra no Sapato, o filme acompanha os dias de verão de Vicente e da sua família, obrigados a sair da sua casa no centro do Porto, por força da especulação imobiliária.

Os filmes nomeados serão anunciados a 9 de novembro. Os vencedores serão conhecidos numa cerimónia a realizar no dia 7 de dezembro, em Berlim, na Alemanha.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *