“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”: Curta-metragem premiada no Japão

Curta "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" premiada no Japão

O filme português “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa, esteve em destaque no Festival de Animação de Tóquio, no Japão, ao vencer o Prémio de Excelência na competição de curtas-metragens.

A coprodução entre Portugal, França e Canadá, que foi distribuída e promovida pela Agência da Curta Metragem, foi uma das 32 curtas escolhidas de um universo de 1054 filmes, de 67 países, que a organização recebeu para esta edição que, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), decorreu em mundo virtual, com visionamentos e reuniões do júri feitos online.

Este prémio junta-se a outros com que foi distinguido em vários festivais, nomeadamente o prémio especial do júri do Festival de Cinema de Annecy, em França, no festival Animamundi, no Brasil, e no Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, obtidos no ano passado, aos quais se junta o prémio de Melhor Curta-Metragem dos prémios Annie, os “Óscares” da animação, em janeiro deste ano.

Segundo a realizadora, “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” foi feito “A partir das memórias afectivas e visuais da minha infância, este filme pretende ser uma homenagem ao meu tio Tomás, um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima. Com este filme eu gostaria de testemunhar como não é preciso ser-se alguém. para se ser excepcional na nossa vida.”

Artigos relacionados