Na próxima quinta-feira, 30 de março, vai estrear nos cinemas portugueses o filme “Toda a Beleza e a Carnificina” (All the Beauty and the Bloodshed), um épico documentário sobre a vida da artista e ativista Nan Goldin e as suas tentativas de responsabilizar a gigante farmacêutica Purdue Pharma, propriedade da família Sackler, pela epidemia dos opióides.
Sob a direção de Laura Poitras, cineasta vencedora do Óscar de Melhor Documentário por “Citizenfour” (2014), o filme salta entre o passado e o presente de Goldin e a sua lendária exposição artística sobre “HIV: Witness: Against Our Vanishing”, que foi censurada pela NEA – National Education Association [Associação Nacional de Educação], em 1989.
O documentário foca-se, sobretudo, na criação do P.A.I.N (Prescription Addiction Intervention Now), um grupo fundado por Goldin, que procura responsabilizar os diferentes museus e instituições artísticas que colaboraram com a família Sackler em troca de apoio financeiro. No centro do filme estão destacadas algumas das maiores obras de Goldin, como “The Ballad of Sexual Dependency”, “The Other Side; Sisters”, “Saints and Sibyls” e “Memory Lost”.
“Toda a Beleza e a Carnificina” foi exibido em estreia mundial no Festival de Veneza 2022, onde ganhou o Leão de Ouro, o prémio máximo do festival. O filme, que também fez parte da seleção oficial do LEFFEST’22 – Lisbon & Sintra Film Festival, foi um dos cinco nomeados aos Óscares da edição deste ano.
Assista ao trailer legendado e não perca a estreia de um belo e emocionante documentário.