“Toda a Gente Gosta de Jeanne” na abertura da 23ª edição da Festa do Cinema Francês

Toda a Gente Gosta de Jeanne“, a primeira longa-metragem de ficção de Céline Deavaux, é o filme de abertura da 23ª Festa do Cinema Francês, que acontece no dia 26 de outubro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e que contará com a presença da realizadora e o elenco do filme, que conta com a participação de Nuno Lopes e Pedro Lacerda e cuja ação se desenrola na capital portuguesa.

A atriz Blanche Gardin interpreta a protagonista da história, Jeanne, uma mulher que toda a gente sempre gostou, mas que hoje em dia, ela odeia-se a si própria. Afundada em dívidas, tem de vir a Lisboa para vender o apartamento da mãe, falecida há um ano. No aeroporto, encontra Jean (Laurent Lafitte), um antigo colega de escola excêntrico e algo intrusivo.

Rodada em Portugal, esta coprodução entre a portuguesa O Som e a Fúria e a francesa Les Films du Worso, foi exibida pela primeira vez na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2022. A estreia nas salas de cinema nacionais está programada para o dia 10 de novembro.

A edição 2022 da Festa do Cinema Francês vai decorrer de 26 de outubro a 20 de novembro. O festival que reflete a diversidade do cinema francófono vai percorrer 10 cidades: Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Viseu, Faro, Lagos e Funchal.

A programação inclui uma nova secção dedicada à gastronomia, o tradicional programa infantojuvenil, encontros com cineasta, uma retrospetiva dedicada ao realizador francês Louis Malle, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, bem como filmes inéditos e outros que ganham uma nova oportunidade de serem vistos no grande ecrã.

Outros dos destaques é o vasto número de antestreias, entre as quais se encontram filmes como “A Acusação”, de Yvan Attal, “Fomos Feitos um Para o Outro”, de Pascal Elbé, “Funcionário do Mês”, de Jérôme Commandeur, “Irmão e Irmã”, de Arnaud Desplechin, “Simone: A Viagem do Século”, de Olivier Dahan, ou “Um Intruso na Cave”, de Philippe Le Guay. No enceramento em Lisboa, a 6 de novembro, será exibido o filme “O Inocente”, escrito, realizado e interpretado por Louis Garrel.

Organizada pela produtora Jangada, com a colaboração da Embaixada de França, do Institut français du Portugal e da rede das Alliances Françaises em Portugal, a edição deste ano integra a Temporada Portugal-França 2022, numa celebração dos históricos laços de amizade que unem ambos os países.

Mais informações sobre esta edição em no site oficial da Festa do Cinema Francês.

 

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados