A produtora portuguesa O Som e a Fúria divulgou o trailer legendado de “Toda a Gente Gosta de Jeanne” (Tout le Monde Aime Jeanne), a primeira longa-metragem da cineasta Céline Devaux, um filme coproduzido com a francesa Les Films du Worso, que faz um retrato franco da imperfeição da vida.
A história gira em torno de Jeanne (Blanche Gardin), uma mulher que toda a gente sempre gostou, mas que hoje em dia odeia-se a si própria. Ela foi a fundadora do projeto Nausicaa, um sistema complexo feito de redes elásticas que tem a função de capturar os resíduos que acabam no mar. A ideia é, obviamente, limpar as águas e eliminar a presença cada vez mais generalizada de plástico, mas o projeto falha miseravelmente no dia da inauguração. Tendo dado garantias pessoais aos seus investidores, logo percebe que está endividada.
Afundada em dívidas, decide vender o apartamento da mãe em Lisboa, falecida há um ano. Desde o trágico acontecimento, Jeanne não voltou àquela casa cheia de lembranças e tudo o que pertencia à mãe. No entanto, devido às suas circunstâncias económicas è forçada a fazê-lo. No aeroporto, encontra Jean (Laurent Lafitte), um antigo colega de escola excêntrico e algo intrusivo. Ele tenta fazê-la falar, mas Jeanne é muito reservada. No entanto, os seus caminhos estão destinados a cruzarem-se novamente.
O filme fez a estreia mundial na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2022 e já foi exibido em antestreia nacional na abertura da 23ª Festa do Cinema Francês. Além dos dois protagonistas, o filme conta com a participação dos atores portugueses Nuno Lopes e Pedro Lacerda.
Distribuído pela Desforra Apache, a estreia nas salas de cinema nacionais está programada para o dia 10 de novembro. Assista ao trailer.