Trailer legendado de “O Professor Bachmann e a Sua Turma”. 3 de fevereiro nos cinemas

No próximo dia 3 de fevereiro chega às salas de cinema portuguesas o filme “O Professor Bachmann e a Sua Turma“, um documentário da realizadora, argumentista e produtora alemã Maria Speth, que venceu o Urso de Prata Prémio do Júri do Festival de Cinema de Berlim 2021.

Ao longo de 3h 37m, o filme acompanha o trabalho desenvolvido por Dieter Bachmann, um professor único, que remodela, suaviza e torna mais humano o sistema educacional europeu, e que “mostra o quão longe podemos ir, simplesmente com verdadeiro respeito, comunicação sincera e com aquela magia que todos os grandes professores possuem: acender o fogo da paixão dos seus alunos, ativando a sua fantasia”.

Esta experiência de ensino passa-se em Stadtallendorf, uma cidade alemã com uma história complexa no que concerne à integração e exclusão de estrangeiros, onde o professor Dieter Bachmann, ao construir uma relação pessoal e emocional com os alunos, oferece-lhes a chave para o sentimento de pertença. Todavia, o que lhes quer ensinar é muito mais do que o conteúdo programático, dando-lhes inúmeras lições de afeto, como se a escola fosse o lar de cada aluno.

Os estudantes, com idades entre os 12 e os 14 anos, são provenientes de doze países diferentes e alguns ainda não dominam a língua alemã. Bachmann está empenhado em inspirar estes cidadãos-em-construção com o sentido de curiosidade para que tenham vontade de desenvolver um vasto conjunto de saberes, disciplinas, culturas e opiniões.

Assista ao trailer legendado de “O Professor Bachmann e a Sua Turma”, filme distribuído pela Leopardo Filmes.

Artigos relacionados