“Tre Piani”: Filme de Nani Moretti na abertura da Festa do Cinema Italiano 2021

Tre Piani abre a Festa do Cinema Italiano 2021

De acordo com a organização da Festa do Cinema Italiano, o mais recente trabalho de Nanni Morreti, a comédia dramática “Três Andares” (Tre Piani), vai abrir a 14ª edição, que decorre de 2 a 10 de novembro no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Apresentado na seleção oficial do Festival de Cannes, o filme, aplaudido unanimemente pela crítica, é uma adaptação cinematográfica do romance do escritor israelita Eshkol Nevo, intitulado “Three Floors Up”, que segue três famílias que vivem num num prédio de três andares num bairro de Roma, onde o silêncio supremo reina e as plantas adornam elegantemente a entrada do edifício.

Durante 10 anos, as vidas de cada família são determinadas por eventos que obrigam as personagens a lidar com situações dolorosas, difíceis e inconformáveis. As escolhas que cada um faz vão determinar o curso da sua existência. O próprio Moretti interpreta o papel de um juiz no filme e o elenco conta ainda com Riccardo Scamarcio, Alba Rohrwacher, Margherita Buy, Adriano Giannini, entre outros.

A sessão de encerramento da Festa do Cinema Italiano, a 10 de novembro, “tem a particularidade de ser também a sessão de abertura do Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival”. Os dois festivais juntam-se por uma noite, no Cinema São Jorge, para apresentar o filme “As Irmãs Macaluso” (Le Sorelle Macaluso), a terceira longa-metragem da aclamada dramaturga Emma Dante, que conta a história de cinco irmãs e como o tempo atravessa as suas relações e a forma como vivem.

“Três Andares” chega às salas nacionais a 4 de novembro, com distribuição da Midas Filmes. Assista ao trailer oficial:

Artigos relacionados