Três filmes portugueses na programação do Festival de Melbourne

3 filmes portugueses no Festival de Cinema de Melbourne

Vai decorrer entre os dias 6 e 23 de agosto a edição 68 1/2 do Festival Internacional de Cinema de Melbourne com uma programação que inclui três filmes portugueses, de acordo com a informação divulgada pela organização do evento australiano.

No total serão exibidos mais de uma centena de filmes, entre curtas e longas-metragens, numa edição que vai decorrer online, como forma de contornar as perturbações dramáticas na indústria cinematográfica global devido à atual situação pandémica, apresentando um programa de filmes recentemente lançados em todo o mundo.

Em estreia australiana será exibido “Vitalina Varela“, o premiado filme de Pedro Costa, que entre as várias distinções que recebeu em vários países, incluindo Portugal, venceu em 2019 o Leopardo de Ouro do Festival de Cinema de Locarno.

A nona longa-metragem do realizador português conta a história dramática de uma mulher natural de Cabo-Verde, com 55 anos de idade, que depois de esperar 25 anos por um bilhete de avião, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido.

Outra das produções nacionais a exibir no evento é o documentário biográfico “A Metamorfose dos Pássaros“, a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos, que fez a estreia no Festival de Cinema de Berlim e foi distinguida pela crítica internacional com o prémio FIPRESCI, como o melhor filme da nova secção competitiva “Encontros”.

O enredo gira à volta da história da sua família, nomeadamente a história de amor dos avós e a morte da avó paterna que nunca chegou a conhecer.

A participação portuguesa fica completa com a curta-metragem documental “Lá Fora as Laranjas Estão a Crescer“, rodado numa remota aldeia portuguesa pela realizadora sérvia Nevena Desivojevic, que, atualmente, reside e trabalha em Portugal.

Os filmes estarão disponíveis através da Internet, mas apenas para quem esteja presente em território australiano.

Artigos relacionados