TVCine Edition estreia o documentário “A Confissão do Mal – As Gravações Perdidas de Eichmann”

Para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o TVCine Edition estreia em exclusivo esta sexta-feira, 27 de janeiro, às 22:00h, o documentário “A Confissão do Mal – As Gravações Perdidas de Eichmann” (The Devil’s Confession: The Lost Eichmann Tapes), um filme realizado pelo israelita Yariv Mozer, que foi exibido em estreia mundial no festival DocAviv 2022, em Israel.

Arquiteto do genocídio judeu, Adolf Eichmann foi condenado à morte em 1961, depois de um longo e mediático julgamento em Israel que inspiraria a filósofa Hannah Arendt a cunhar o conceito de “banalidade do Mal”. Mas antes de ser capturado pela Mossad, Eichmann viveu livremente na Argentina durante uma década, sob uma identidade falsa.

Foi lá que concedeu longas entrevistas sobre o seu papel no Holocausto a um jornalista nazi, num testemunho inequívoco que viria a provar os seus crimes. Agora, um novo documentário revela finalmente estas cassetes há muito escondidas.

Algumas semanas antes do início do seu julgamento, transcrições de conversas gravadas que Adolf Eichmann tinha tido com um jornalista holandês, Willem Sassen, foram misteriosamente entregues ao procurador Gideon Hausner. Durante o julgamento, Eichmann tentou convencer os juízes de que era apenas um burocrata que cumpria ordens. Mas estas entrevistas, realizadas em Buenos Aires anos antes da sua captura, mostram Eichmann a gabar-se com orgulho do seu papel significativo no planeamento e na execução da Solução Final.

Depois de desaparecidas durante anos, estas entrevistas foram redescobertas por Yariv Mozer e Kobi Sitt. E se antes havia apenas uma transcrição por escrito, contra a qual Eichmann argumentou até ao fim, agora é possível ouvi-lo descrever o seu antissemitismo visceral, o seu zelo pela caça aos judeus e o seu papel na mecânica dos assassinatos em massa.

A série apresenta pela primeira vez a uma grande audiência as provas em falta do julgamento, analisando ainda os fatores e motivos ocultos que fizeram com que estas gravações tenham conseguido permanecer escondidas. “Esta é uma prova contra aqueles que negam o Holocausto”, afirma Yariv Mozer, ele mesmo neto de sobreviventes, que com este documentário pretende sensibilizar novas gerações.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados