Ukranian Film Days: Casa das Artes, no Porto, vai acolher uma Mostra de Cinema Ucraniano

Ukranian Film Days na Casa das Artes - Porto

O Molodist Kyiv International Film Festival e o Ministério da Informação da Ucrânia (PIS) em parceria com o BEAST – International Film Festival, vão realizar na Casa das Artes, no Porto, a Ukranian Film Days, uma Mostra de Cinema Ucraniano.

Durante os dias 11 e 12 de dezembro, serão exibidos em estreia nacional, quatro grandes produções do cinema contemporâneo ucraniano, legendados em português e inglês. A entrada é livre.

No primeiro dia, às 18h, será apresentado o documentário “A Guerra de Quimeras” (The War of Chimeras), de Anastasiia Starozhitska, a história de guerra, amor e morte, documentada em primeira mão por quem viveu os eventos. Fora do ecrã e no ecrã estão os dois – um rapaz e uma rapariga. Ele voluntareou-se para ir na frente, ela chega depois da batalha. Ele foi para o caldeirão de Ilovaysk, perdeu os seus grandes irmãos-soldados. Ela, enquanto viajava por cidades em ruína, lutava para compreender a essência da guerra e do amor.

Segue-se às 21h a projeção de “Quando as Árvores Caem” (Koly Padayut Dereva), um drama escrito e dirigido por Marysia Nikitiuk, que narra a história de Vitka uma pequena rapariga rebelde, da sua prima e namorado – Larysa e o jovem criminoso Scar – numa aldeia da Ucrânia. Depois da morte do pai, Larysa sente-se perdida. Enquanto anseia tornar-se independente, a comunidade da aldeia ostraciza-a por estar apaixonada por Scar. Larysa descobre que a sua avó sacrificara o amor por um jovem cigano, abandonando-o pelos valores tradicionais e por culpa das opiniões de outros.

No dia seguinte, às 18h, é a vez do drama “De Cabeça” (Falling), da realizadora Marina Stepanska, uma história sobre a geração pós-revolucionária de jovens ucranianos que procuram o seu lugar numa Ucrânia moderna. O fime segue duas pessoas desnorteadas que se encontram num momento crucial da sua existência e que experimentam alguns dias de felicidade juntos.

Para finalizar a Mostra, às 21h, será exibido o drama de guerra “Ciborgues” (Cyborgs: Heroes Never Die), de Akhtem Seitablaev, uma história sobre o dever militar de várias semanas, passada em setembro de 2014. O filme acompanha um grupo de voluntários militares que chega ao Aeroporto de Donetsk pela primeira vez – um local que foi ocupado pelos ucranianos durante os mais de quatro meses de guerra.

Artigos relacionados