Realizado a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, com produção da Vende-se Filmes e o apoio da RTP, “Um Corpo que Dança“, o novo documentário do realizador português Marco Martins, estreia na próxima quinta-feira, 16 de junho, nas salas de cinema nacionais.
O filme faz um retrato da história política, económica e sociocultural de Portugal, contada através da história de uma das suas grandes companhias de dança, o Ballet Gulbenkian, desde a sua fundação em 1965, ainda num país sob ditadura, até à sua extinção, em 2005.
“O movimento do corpo é aqui também o movimento de um Portugal que emerge do Estado Novo e que passa por anos de profunda transformação, alguma instabilidade e finalmente a abertura ao exterior. O Ballet Gulbenkian procurava neste período a sua verdadeira voz, e encontrou-a em Jorge Salavisa, o primeiro diretor artístico português da companhia, uma figura revolucionária que a projectou a nível nacional e internacional”, lê-se na sinopse do filme.
Com recurso a imagens inéditas, entrevistas a criadores, historiadores, bailarinos e diretores do Ballet Gulbenkian, como Vasco Wellenkamp, Milko Sparemblek, José Sasportes, Olga Roriz, Jorge Salavisa e dezenas de outros bailarinos, a obra revela o modo como esta companhia espelhou a sociedade em que viveu, acompanhando as suas profundas mudanças e abertura ao mundo exterior, após o 25 de Abril, deixando um enorme legado à dança portuguesa.