“Uma Livraria em Paris”: Um conto de fadas teatral de emoções e segredos

Com distribuição da Outsider Films, está a chegar às salas de cinema portuguesas a comédia romântica “Uma Livraria em Paris” (Il Materiale Emotivo), um filme realizado por Sergio Castellitto, uma adaptação da banda desenhada “Un Drago a Forma di Nuvola” (Um Dragão em Forma de Nuvem), uma história íntima, poética e tocante, escrita pelo maestro do cinema italiano Ettore Scola.

Protagonizado pelo próprio cineasta italiano, que contracena ao lado de Bérénice Bejo e Matilda De Angelis, o filme é feito do material dos sonhos, onde a realidade está longe disso, embora haja risos e tristezas nela. Há perdas e encontros. Há frases sábias que nos lembram que os livros podem ajudar-nos a distanciar-nos da dor.

A história gira em torno de Vincenzo (Castellitto), um italiano que divide as suas atenções e tempo entre a livraria da qual é dono em Paris e a sua filha Albertine (De Angelis), forçada a permanecer em casa após um acidente há alguns anos atrás. Um dia, Yolande (Bejo), uma jovem mulher exuberante, excêntrica, divertida e bela, entra de rompante na loja de Vincenzo. Encantado pela sua energia vital, o homem volta a sentir emoções que tinha feito por esquecer há muitos anos, e que o farão questionar a sua postura melancólica e quase suspensa de encarar a vida.

“Uma Livraria em Paris” estreia nos cinemas nacionais na próxima quinta-feira, 26 de maio. Assista ao trailer legendado

Artigos relacionados