“Darius the Great is Not Okay”, um romance para jovens adultos de Adib Khorram, publicado em 2018, vai receber uma adaptação ao grande ecrã. Segundo o Deadline, a Universal Pictures contratou os argumentistas Kevin Hamedani e Travis Betz para escreverem o guião.
A história segue um jovem chamado Darius que fala melhor Klingon que o seu próprio idioma e entende mais os sinais sociais de O Hobbitt do que sobre os persas. Ele está prestes a fazer sua primeira viagem ao Irão, numa altura em que lida com uma depressão, um pai desaprovador e uma vida social anémica. Lá conhece toda a família da mãe e Sohrab, um garoto vizinho, que irá mudar tudo.
Sohrab dá-lhe uma camisola da seleção iraniana que o faz sentir-se como um verdadeiro persa pela primeira vez, ajudando-o a aprender os valores da vida através do futebol, da comida e de conversas num lugar especial, um telhado com vista para o horizonte de Yazdi. Sohrab chama-lhe Darioush – a versão persa original do seu nome – e Darius nunca se sentiu como quem realmente queria ser. Quando voltar para os EUA, terá de encontrar uma maneira de ser Darioush sozinho.
A obra foi selecionada para os BEA Young Adult Buzz e venceu inúmeros prémios, incluindo o William C. Morris YA Debut deste ano.
O projeto será produzido por Todd Lieberman e David Hoberman, através da Mandeville Films, produtora responsável por “Os Aeronautas“, filme da Amazon Studios que está previsto estrear nos cinemas portugueses a 2 de janeiro de 2020.