“Utopia Festival 2020”: Cinema Português no Reino Unido

"Utopia Festival 2020": Cinema Português no Reino Unido

Arranca este sábado (21) o Utopia – Festival de Cinema Português no Reino Unido. Até ao dia 28 de novembro e em plena pandemia, a edição 2020 vai decorrer em formato completamente online, gratuito e para o mundo inteiro.

A programação inclui uma seleção 41 filmes, 33 curtas e 8 longas-metragens, oriundos de Portugal, Brasil e Moçambique, bem como uma série de debates e conversas.

O acesso a toda a programa será disponibilizado através de um link que a organização irá colocar no próprio dia no site do festival. A única exceção é o filme “Pureza”, do realizador brasileiro Renato Barbieri, com exibição marcada para o dia 27 de novembro, que requer registo prévio.

Na abertura, esta noite às 20:30h (GMT), serão apresentadas 6 curtas-metragens, uma mostra do trabalho de três realizadoras de Portugal e três realizadoras do Brasil, com a presença de Leonor Noivo, Margarida Leitão, Ana Flávia Calvacanti e Mari Moraga, em conversa moderada por Érica Faleiro Rodrigues e Fernanda Franco.

O domingo é dedicado a dois festivais de prestígio em Portugal: o MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, com sessões à tarde para um público mais jovem, e o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, com a exibição, à noite, as melhores curtas das últimas seis edições do festival.

O Cinema Pernambucano, o Cinema em Moçambique e o Cinema Político preenchem a programação ao longo da semana, bem como debates sobre temas como “Experimentações e Cosmovisões”, “Videogames e Realidade Virtual” e “Arte no Ecrã”.

Para o último dia do festival está agendado um debate sobre o cinema portugues, “Compreender o Presente e Pensar o Futuro”, com Luís Urbano e Gonçalo Galvão Teles,uma conversa moderada por Érica Faleiro Rodrigues.

Pela primeira vez, o Utopia conta com uma secção competitiva para atribuir o prémio Noémia Delgado. Uma competição de curtas-metragens aberto a estudantes de países da CPLP e criada com o objectivo de contribuir para a criação e sustentação de um diálogo internacional entre os profissionais mais jovens que trabalham com imagem em movimento.

Mais informações e programa no site oficial do Utopia Festival, uma organização da produtora Filmville.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *