“Vaca”: Documentário de Andrea Arnold sobre a dolorosa vida de uma vaca leiteira

Na próxima quinta-feira, 12 de maio, chega aos cinemas portugueses o documentário “Vaca” (Cow), a quinta longa-metragem e a primeira de não ficção da aclamada cineasta britânica Andrea Arnold, que estreou-se mundialmente no Festival de Cannes 2021, onde foi aclamado pela crítica.

O filme retrata o dia a dia de Luma, uma produtiva vaca leiteira de uma quinta do Reino Unido, e acompanha por dentro e de forma imersiva, todo o processo em que o animal está envolvido desde o amanhecer até ao final do dia, servindo de pretexto para que o público tome consciência e passe a considerar mais, um animal que nos dá quase tudo e do qual pouco sabemos.

O filme convida-nos a contemplar as vacas, a aproximar-nos delas, ver a sua beleza e os desafios das suas vidas. Não de uma forma romântica, mas de uma forma real. É um filme sobre a realidade de uma vaca leiteira e o grande serviço que ela nos presta.

Arnold denuncia como o capitalismo separa as espécies, as hierarquiza e uma explora a outra, colocando o humano acima do animal. E como descreve o The Hollywood Reporter, “Vaca” é “um retrato íntimo ‘co-muuu-vedor’ e ‘es-teta-cular’ sobre a vida bovina numa quinta da Inglaterra rural.”

Assista ao trailer legendado e não perca estreia em cinema deste documentário, distribuído pela Alambique Filmes.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado.