Já são conhecidos os vencedores das secções competitivas da 7ª edição do Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, que decorreu em formato presencial de 23 a 29 de novembro, e que continua até 10 de dezembro, em formato digital, na plataforma de streaming Filmin Portugal.
“Que l’Amour“, documentário francês de Laetitia Mikles, foi o vencedor do Grande Prémio de Longas-Metragens, atribuído por unanimidade pelo júri internacional, que também atribuiu uma Menção Especial a “Between Heaven and Earth“, de Najwa Najjar, uma coprodução entre Palestina, Luxemburgo e Islândia.
“Entrando na intimidade e no quotidiano de um cantor amador, este filme revela um carismático jovem que ao descobrir a poesia de Jacques Brel, vai ao encontro das suas raízes argelinas. Filme emocionante de autenticidade e de simplicidade, a realizadora está sempre ao lado do seu personagem e protege-o”, lê-se na mensagem do júri sobre a obra vencedora.
“Matriochkas“, de Bérangère Mc Neese (Bélgica, França) foi eleita a Melhor Curta-Metragem, enquanto que “Extra Safe“, de Nouran Sherif (Egito), “L’Age d’Or“, de Eric Minh Cuong Castaing” (França), e “Il Fagotto“, de Giulia Giapponesi (Itália), foram distinguidos com Menções Especiais.
Na secção Travessias, o prémio principal foi parar às mãos de Madeleine Leroyer por “#387“, um documentário coproduzido entre França, Bélgica e Itália. O documentário israelita “A Fish Tale“, de Emmanuelle Mayer, recebeu uma Menção Especial.
Por fim, na competição Começar a Olhar, o prémio de Melhor Filme foi para “Stepless”, uma coprodução lusa-alemã realizada por Nadège Jankowicz. “Sonder“, de Ana Monteiro (Portugal/Polónia), “Still Life“, da portuguesa Francisca de Abreu Coutinho, e “Cindy“, de Shemer Gaon Baraba (Israel), foram distinguidos com Menções Honrosas.