VII Periferias: “Buñuel en el Laberinto de las Tortugas” venceu o Prémio do Público para Melhor Filme

Animação "Bunuel en el Laberinto de las Tortugas" venceu o Festival Periferias 2019

Terminou no passado domingo, dia 18 de agosto, a 7ª edição do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara, com o anúncio do vencedor do Prémio do Festival, atribuído pelo público que assistiu às sessões deste festival itinerante, que aproxima as populações vizinhas de Portugal e Espanha, levando o cinema de autor a aldeias e lugares isolados daquela zona da raia.

E o vencedor do Prémio do Público para Melhor Filme foi “Buñuel en el Laberinto de las Tortugas”, uma animação de Salvador Simó, adaptada de uma banda desenhada homónima, bastante famosa em Espanha, e que conta a história de como Luís Buñuel terá conseguido concretizar o seu terceiro filme “As Hurdes: Terra Sem Pão”.

O filme tem ganho prémios em muitos dos festivais por onde tem passado, especialmente em festivais Latino-Americanos, como o Festival de Cinema de Málaga, o Miami Film Festival, o Chilemonos, mas também no Festival de Animação de Annecy, e no Animation is Film, em Los Angeles. Até ao momento, ainda não foi exibido em qualquer festival de cinema português.

Simó irá receber o troféu patrocinado pela Diputacion de Cáceres numa cerimónia que vai decorrer hoje, 20 de agosto, no Museu Vostell de Arte Contemporânea (Malpartida de Cáceres), sendo também acompanhado por Fermín Solís, autor da BD, e José María Fernández, produtor do filme. A gala contará ainda com a exibição do filme “Jaar, el Lamento de las Imágenes”, de Paula Rodriguez Sickert.

O Periferias conta, em Portugal, com os apoios da Câmara Municipal de Marvão, do Orçamento Participativo de Portugal, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da Comissão de Coordenação Regional do Alentejo e do Turismo de Portugal.

Do lado espanhol, os principais apoios são os da Junta de Extremadura, da Filmoteca da Extremadura, da Diputacion de Cáceres e Ayuntamiento de Valencia de Alcántara. A nível europeu, o Festival tem o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Programa Euroace (Alentejo, Centro, Extremadura).

Artigos relacionados