“Visões do Império”: Documentário de Joana Pontes estreia esta semana

Estreia nos cinemas do filme Visões do Império

Depois da estreia mundial no DocLisboa 2020, o documentário “Visões do Império“, da realizadora Joana Pontes, vai chegar ao circuito comercial português na próxima quinta-feira, 15 de julho.

O filme é uma viagem colectiva ao passado colonial através de uma seleção de fotografias do império português, captadas desde os finais do século XIX até à Revolução de Abril de 1974, que pôs fim tanto ao regime político que governava Portugal, como ao estatuto colonial de vários territórios africanos que só em 1975, depois de uma longa guerra, se tornaram países independentes.

As reflexões suscitadas pela revisitação de fotografias da infância da realizadora em Angola são o fio condutor de uma procura de contextos e sentidos sobre a documentação fotográfica do império colonial português, existente em Portugal. Essas perguntas levaram a realizadora, Joana Pontes, ao encontro de dois investigadores, Filipa Lowndes Vicente e Miguel Bandeira Jerónimo.

O documentário revela ainda como “a coincidência temporal entre o colonialismo moderno e a crescente democratização da câmara fotográfica tornou a prática fotográfica num elemento central na imaginação e construção do projecto imperial”, mostrando que, a fotografia é, assim, um objecto indispensável para repensar criticamente a história do colonialismo, incluindo o português.

“Para explorar a ideia de multiplicidade – de como o mesmo objecto está presente em diferentes lugares com significados distintos – ‘Visões do Império’ caracteriza-se pela diversidade de contextos, vozes e sentidos, explorando a ligação entre personagens e espaços, tendo a fotografia como intermediária”, lê-se nas notas da realizadora.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *