“Vitalina Varela”, de Pedro Costa, venceu o Leopardo de Ouro do Festival de Locarno

Vitalina Varela, filme de Pedro Costa, venceu o Leopardo de Ouro de Locarno

Depois de ter sido distinguido com o prémio de Melhor Realização por “Cavalo Dinheiro“, o realizador português Pedro Costa conquistou o prémio principal da 72ª edição do Festival Internacional de Cinema de Locarno, o Leopardo de Ouro, com o filme “Vitalina Varela”.

A atriz Vitalina Varela, protagonista da produção nacional com o mesmo título, foi também distinguida como o Boccalino d’Oro para Melhor Atriz, prémio paralelo ao Festival de Locarno, entregue por júri independente.

“Vitalina Varela” é a história de uma mulher que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, Joaquim, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou a Portugal três dias depois do funeral dele.

Esta é a segunda vez que um filme português vence o prémio máximo do evento suíço. Em 1987, o realizador José Álvaro Morais conquistou o Leopardo de Ouro com o filme “O Bobo”.

A Academia Portuguesa de Cinema e várias outras entidades, incluindo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já felicitaram o realizador e a atriz.

Muito elogiado pela imprensa especializada, como o Deadline, The Hollywood Reporter, Variety ou Indiwire, o filme de Pedro Costa ainda vai marcar presença na competição do Festival de Cinema de Toronto, no Canadá, e será exibido no 57.º Festival de Cinema de Nova Iorque, nos Estados Unidos, eventos que vão decorrer no próximo mês de setembro.

A competição internacional de Locarno premiou também o sul-coreano Park Jung-bum com o prémio Especial do Júri, pelo filme Pa-Go (Height of the Wave). O Leopardo para Melhor Realização foi para Damien Manivel por “Les Infants D’Isadora” e o de Melhor Interpretação Masculina para Regis Myrupu, pelo seu desempenho em “A Febre”. O júri atribuiu também Menções Especiais aos filmes “Hiruk-Pikuk Si Al-Kisah”(The Science of Fictions), de Yosep Anggi Noen, e a “Maternal”, de Maura Delpero.

Artigos relacionados