“Vitalina Varela”: Filme português entre os melhores do ano para a Esquire

Vitalina Varela entre melhores do ano para a revista Esquire

Depois da estreia mundial no Festival de Locarno 2109, onde venceu o Leopardo de Ouro, o filme “Vitalina Varela“, do realizador português Pedro Costa, já foi exibido em inúmeros festivais de cinema internacional, tendo sido distinguido e premiado na maioria deles.

Desta vez, a produção nacional também foi reconhecida pelo crítico Nick Schager, da prestigiada revista norte-americana Esquire, que publicou uma lista daqueles que, na sua opinião, e até ao momento, são os 40 melhores filmes do ano. O filme português aparece na nona posição, logo atrás de “Bacurau”, filme do brasileiro Kleber Mendonça Filho.

Para o crítico, “Vitalina Varela” é “a história de uma mulher cabo-verdiana que regressa a Portugal poucos dias após a morte do seu ex-marido, filmada quase exclusivamente à noite, para melhor sublinhar a sensação de fantasmas a pairar numa paisagem de sonho, tristeza, sofrimento e desconexão”, refere Schager, acrescentando que “cada uma das imagens do realizador é mais arrebatadora do que a outra e a sua beleza, juntamente com uma paisagem sonora envolvente de camas que rangem, lençóis ao sabor do vento e chuva sobre telhados em ruínas, é encantadora”.

O crítico norte-americano escreveu ainda que o filme mais recente do mestre português é uma série de quadros de luto apaixonado, onde a grandeza formal do filme, a sua precisão de composição e interação pictórica de luz e escuridão, é avassaladora, assim como a presença majestosa da própria protagonista, Vitalina Varela.

No topo da listagem aparece “First Cow”, drama de Kelly Reichardt, seguido por “The Painted Bird”, de Václav Marhoul, e “Bloody Nose, Empty Pockets”, de Bill Roo e Turner Ross. O top 5 fica completo com “O Lago dos Gansos Selvagens“, de Diao Yi’nan, e “The Assistant”, de Kitty Green.

Entre as 40 longas-metragens também se encontram “Gretel & Hansel (11º)”, “O Homem Invisível (16)”, “Capone (19º)”, “Da 5 Bloods (22º)”, “O Caminho de Volta (27)”, “Emma (28º)” e “A Ilha dos Silvos (36º)”.

A Esquire é uma revista masculina norte-americana, que desde a sua fundação, em 1933, publica artigos sobre moda masculina, coqueteils, política, entrevistas e mulheres, bem como, assuntos ligados às artes e literatura.

Artigos relacionados