“Vitalina Varela”: Premiado filme de Pedro Costa estreia na RTP2

RTP2 estreia o filme Vitalina Varela

A partir das 23:30 h deste sábado, 15 de janeiro, a RTP2 estreia “Vitalina Varela“, o premiado e aclamado filme do realizador português Pedro Costa, que foi muito elogiado pela imprensa especializada, depois de ter conquistado no Festival de Locarno, na Suíça, o Leopardo de Ouro para Melhor Filme e o de Leopardo de Prata de Melhor Atriz (Vitalina Varela).

Apresentado nos mais importantes festivais, entre os quais Toronto, Hamburgo, Nova Iorque, Busan, Londres ou Mumbai, e de ter passado pelas salas de cinemas nacionais, o filme foi escolhido como candidato a uma nomeação os Óscar de Melhor Filme Internacional, substituindo “Listen“, que foi rejeitado por não cumprir as regras de elegibilidade.

O filme conta a história de Vitalina Varela, cabo-verdiana, 55 anos, que chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina estava à espera do bilhete de avião. Tudo se torna escuridão após a morte do marido. Ela percebe que é tarde demais e tudo o que pode fazer agora é resolver os negócios pendentes.

Uma mulher que não se lamenta ao enfrentar homens amargurados e resolve reconstruir a memória de um sobrado em Cabo Verde, planta por planta, parede por parede, lutando contra a triste realidade de uma vida que não foi construída em Portugal.

Assista ao trailer:

Artigos relacionados