“Vitalina Varela” substitui “Listen” na corrida aos Óscares

Vitalina Varela candidato de Portugal aos Óscares

Com a primeira escolha portuguesa rejeitada pela Academia da Artes e Ciências Cinematográficas,devido a “Listen” não cumprir as regras de elegibilidade, os membros da Academia Portuguesa de Cinema, numa segunda votação, escolheram o filme “Vitalina Varela” como o representante nacional a uma nomeação aos Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional.

SAIBA QUAIS OS FILMES JÁ SUBMETIDOS AO ÓSCAR DE MELHOR FILME INTERNACIONAL

Realizado por Pedro Costa, o filme estreou-se no Festival de Locarno, onde venceu o Leopardo de Ouro, com a protagonista Vitalina Varela a ser distinguida como melhor atriz. Desde então passou por vários festivais e mostras de cinema, arrecadando diversos prémios internacionais.

Após a estreia no cinemas portugueses, a 31 de outubro de 2019, “Vitalina Varela” foi eleito como o décimo melhor filme de 2019 pela Sight & Sound,e já este ano foi considerado o nono melhor filme de 2020 pela revista Esquire. Além disso, fez parte dos pré-selecionados para os Prémios Europeus de Cinema.

“Vitalina Varela” é a história de uma mulher que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, Joaquim, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou a Portugal três dias depois do funeral. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava pelo seu bilhete de avião.

Resta agora aguardar pelo dia 9 de fevereiro para ficarmos a saber se a produção nacional estará entre os 10 filmes pré-selecionados, dos quais sairão os cinco candidatos finais à estatueta dourada de Melhor Filme Internacional que serão anunciados juntamente com as outras categorias a 15 de março. O vencedor será conhecido na 93ª edição dos Óscares que se realiza no dia 25 de abril de 2021.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *