“What’s Going On”: Allen Hughes vai dirigir filme biográfico de Marvin Gaye

Allen Hughes vai dirigir biopic de Marvin Gaye

A Warner Bros. Pictures tem em desenvolvimento um filme biográfico de Marvin Gaye (1939-1984) intitulado “What’s Going On“, uma referência ao título do primeiro álbum do popular cantor de soul norte-americano, no ano em que se assinala o 50º aniversário do seu lançamento.

A cinebiografia será dirigida por Allen Hughes, cineasta que regressa à realização de longas-metragens depois do filme “Cidade Dividida (2013)”, e que trabalhará a partir de um guião escrito pelo poeta e dramaturgo Marcus Gardley. O rapper Dr. Dre, Jimmy Iovine e Andrew Lazar estão anexados como produtores executivos.

Segundo o Deadline, a grande notícia é que foi fechado um acordo com o espólio do cantor e com o estúdio de gravação Motown, para adquirir os direitos de todas as faixas mais conhecidas de Gaye, com as quais ganhou fama internacional durante os anos 1960 e 1970, o que tem sido um grande obstáculo para muitas tentativas anteriores de fazer o projeto decolar.

“Isto é muito pessoal para mim. Quando fiz o meu primeiro filme com o meu irmão, tivemos a sorte de colocar ‘What’s Going On’ no trailer de ‘Menace 2 Society’, e isso ajudou muito no marketing desse filme. Todos os meus filmes, exceto ‘A Verdadeira História de Jack, o Estripador’, continham música de Marvin Gaye, e eu sempre me conectei com ele”, explicou Hughes.

O filme não está projetado para seguir a fórmula padrão dos biopics, mas, em vez disso, procurará criar uma experiência musical e teatral entrelaçada pela vida de um dos maiores cantores e compositores de todos os tempos da história. E não faltam incidentes para buscar inspiração, tanto positivos quanto negativos.

Oriundo de um passado pobre e de uma infância abusiva, Gaye tornou-se o primeiro cantoro negro a assinar um contrato de um milhão de dólares e obteve enorme sucesso como superstar global. No entanto, também sofria de sérios problemas de abuso de substâncias que levaram a sua vida adulta a ser atormentada por paranóia e depressão, incluindo várias tentativas de suicídio, antes de ser baleado e morto pelo seu próprio pai em abril de 1984, com apenas 44 anos.

Este projeto será supostamente um dos biopics musicais mais caros já feitos, e o mais caro focado num artista afro-americano, pois conta com um orçamento estimado em 80 milhões de dólares. A grande expetativa está em saber qual o ator que irá interpretar Marvin Gaye, algo que se deve saber brevemente, pois o estúdio já tem em marcha um casting para o elenco.

De acordo com relatos, “What’s Going On” começará a ser produzido no próximo ano, com a intenção de ser lançado em simultâneo nos cinemas e na plataforma de streaming HBO Max, numa data de 2023.

Artigos relacionados