“Why We Hate”: Série produzida por Steven Spielberg estreia na Discovery

Série Why We Hate estreia na Discovery Chanell Portugal

Produzida pela Amblin Television, de Steven Spielberg, e pela Jigsaw Productions, de Alex Gibney, estreia no próximo domingo, dia 13 de outubro, às 22:00h, no Discovery Channel Portugal, a série “Why We Hate”, da autoria dos realizadores Geeta Gandbhir e Sam Pollard, galardoados com o Emmy.

A série de seis episódios explora uma das emoções mais básicas e destrutivas da humanidade – o ódio. O objetivo desta série é ajudar as pessoas a compreenderem as suas próprias mentes, para que possam encontrar uma forma de trabalhar contra e o ódio e impedi-lo de se espalhar.

Ao longo da história, o ódio e os conflitos têm feito parte da experiência humana. De extremos terríveis como o Holocausto ou o genocídio no Ruanda, quando o ódio alimentou a destruição em massa, até incidentes quotidianos como o bullying nos recreios ou nas redes sociais, o ódio molda as nossas vidas de inúmeras maneiras. E, apesar todos os seres humanos terem a capacidade de odiar, poucos entendem o que o despoleta e transforma numa força destruidora.

Entre as ideias exploradas incluem-se exemplos de como o pensamento coletivo molda as percepções das pessoas e os seus comportamentos. A área que melhor ilustra isso é o desporto, onde lealdades profundas são baseadas em diferentes fatores, como a identidade regional. Um profundo amor por uma equipa muitas vezes leva ao ódio pelo rival, o que pode resultar em odiar também os adeptos adversários.

Como explica a cientista cognitiva Laurie Santos “… os adeptos de futebol tendem a ser os mais tribais… não apenas em relação aos jogadores de futebol que gostam, mas também em relação aos outros adeptos. E isso é interessante porque sugere que não se trata apenas da competição”. Santos continua a traçar paralelos com o ambiente político de hoje: “O partidarismo político está a ficar cada vez mais tribal de dia para dia. A distância entre nós e eles neste país está cada vez maior, e está a revelar uma das faces mais feias do tribalismo.”

Ao longo do caminho, “Why We Hate” revela ligações contemporâneas a comportamentos antigos e evolutivos e usa a ciência como base para desvendar a verdade sobre o ódio e a natureza humana.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *