Já exibida em Portugal na competição Take One da 29ª edição do Curtas Vila do Conde, em 2021, hoje damos a conhecer uma premiada curta-metragem britânica, produzida por Billy King, que foi escrita e realizada pelo português Vasco Alexandre, o filme de estreia do cineasta lisboeta de 28 anos.
Estamos a falar de “Yard Kings“, filme também conhecido como “Os Reis da Sucata”, um drama inscrito numa certa tradição realista britânica, que aborda problemas reais de pessoas desprotegidas, expostas à pobreza e a várias formas de violência.
O filme, que será lançado na próxima semana em várias plataformas VOD, é protagonizado por Elle Atkinson, com uma interpretação genuína, crua e real, uma atriz que já mostra verdadeiras habilidades de liderança, e David Price, uma atuação não tão forte, mas com momentos brilhantes. Os dois jovens são acompanhados no elenco por Jermaine Ricketts e Caroline Lazarus.
Ao longo de 15 minutos, a curta segue Ellie (Atkinson), uma rapariga de 9 anos que vive um contexto de violência doméstica, e que procura fugir à realidade refugiando-se numa sucata com o seu amigo Pete (Price). A forma de passar o tempo é construir uma “casa” onde podem sonhar com outra existência e onde se sentem verdadeiros “Yard Kings”.
“Yard Kings” foi bem recebido e ganhou vários prémios internacionais, incluindo dois prémios no Reino Unido, atribuídos pela Royal Television Society, a sociedade de televisão mais antiga do mundo, e os prémios de Melhor Realizador Estudante e Melhor Jovem Atriz nos European Cinematography Awards.