Na próxima quinta-feira, 4 de maio, chega aos cinemas portugueses o filme “Yoon“, um “road movie” documental dos realizadores portugueses Pedro Figueiredo Neto e Ricardo Falcão, que retrata a viagem circular e recorrente de Mbaye Sow, entre Portugal e o Senegal, num antigo Peugeot 504.
Exibido e premiado no Doclisboa 2021, o filme acompanha um routier senegalês por caminhos repletos de (des)encontros, obstáculos e vários constrangimentos, na sua arriscada e solitária viagem para Sul, que se revela uma complexa rede de relações e zonas cinzentas.
Por estradas poeirentas e sinuosas, atravessando Marrocos, o Sahara e a Mauritânia, Mbaye Sow embarca numa perigosa e solitária viagem de 4000 km que separam os dois lugares a que chama de casa:Portugal e Senegal.
“Yoon”, uma palavra em wolof cujo significado pode ser “caminho”, “lei”, “norma”, “religião”, ou simplesmente “viagem”, e no filme, Mbaye Sow, retrata uma espécie de caixeiro-viajante dos tempos modernos, uma figura que habita há muito o nosso imaginário social.
O filme procura também refletir sobre a questão das fronteiras, dos fluxos de bens, ideias e pessoas entre a Europa e África. Para os realizadores “nos interstícios das urbanidades periféricas das grandes cidades, encontramos a obsolescência material. Porém, através de routiers como o personagem principal de Yoon, somos confrontados com as vicissitudes da produção e destruição material que tem lugar entre nós.”
Assista ao trailer de “Yoon”, um filme que pode ver no Cinema City Alvalade, Cinema City Setúbal, Cinema City Leiria e no Cinema Trindade, no Porto.