A invenção que mudou a vida das mulheres. RTP2 estreia a série “Rolos Carmen”

Esta quinta-feira, 9 de março, pelas 22:00h, a RTP2 estreia a série “Rolos Carmen” (Carmen Curlers), um a produção dinamarquesa criada por Mette Heeno, inspirada em factos, sobre a invenção do modelador de cabelo, uma invenção que mudou a vida das mulheres de uma pequena cidade dinamarquesa nos agitados anos de 1960.

Morten Hee Andersen, Maria Rossing, Lars Ranthe, Rosalinde Mynster, Lars Ranthe e Mille Lehfeldt são os principais nomes do elenco da série, composta por oito episódios, cuja história decorre em 1963, numa altura em que a Dinamarca foi caracterizada por uma expansão económica e o crescente consumo de produtos americanos, como a máquina de lavar louça, a máquina de lavar roupa e as fraldas descartáveis, que deixam mais tempo livre às donas de casa de todo o país.

Foi então que o empresário Axel depara-se com uma nova invenção: o modelador de cabelo elétrico. Uma invenção revolucionária que promete mudar a vida das mulheres, oferecendo uma maneira fácil, rápida e barata de obter cabelos encaracolados em apenas 10 minutos, evitando ter de passar horas no salão de cabeleireiro. De duas funcionárias a trabalhar na cave de Axel, a Carmen tornou-se, em poucos anos, um sucesso mundial, com uma equipa de 3.500 pessoas, muitas delas mulheres, laborando 24 horas por dia numa enorme fábrica com um heliporto, jardim de infância e até mesmo um Corpo de Bombeiros próprio.

Pela primeira vez, as mulheres experimentam a alegria e os desafios de ganhar o seu próprio dinheiro, juntamente com a liberdade, novas amizades e divórcios. Para a maioria das mulheres, trabalhar na Carmen torna-se a sua nova identidade, forçando-as a decidir quem são e quem realmente querem ser. Mas a aventura termina abruptamente em 1969, quando Axel fica sob pressão da companhia de cosméticos americana Clairol, que compra a empresa.

O primeiro episódio segue Birthe e Jorgen que trabalham duro desde o anoitecer até o amanhecer na sua pequena fazenda em decadência. As duas crianças Svend e Ida ajudam quando não estão na escola. A filha mais velha Kathrine vai para a escola de enfermagem. A família não tem muito dinheiro, mas o que falta no bolso, tem no coração. Svend vai ser crismado e Birthe vai ao cabeleireiro da cidade. Ela quer estar bonita para a ocasião, mas abandona a ideia e o salão quando percebe que é demasiado caro para as suas posses.

Axel, um cliente do salão, testemunha a humilhação de Birthe e revê-se nela. Também ele teve uma vida difícil. Axel cresceu numa fazenda decadente entre sete irmãos, mas foi enviado para um internato aos 12 anos por ser o mais inteligente da família. No internato, ele foi severamente intimidado, espancado e urinado pelos colegas mais ricos, liderados por Poul que gostava de ver Axel a ser torturado. Um dia, aos 16 anos, Axel resolve fugir do colégio. Mas não fugiu para casa, fugiu para o mundo…

Para não perder nenhum dos episódios de “Rolos Carmen”, basta apenas sintonizar a RTP2 de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 22:00h.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados