“A Noiva”: Novo filme de Sérgio Tréfaut chega esta semana aos cinemas

Depois da estreia mundial no Festival de Veneza como parte da Selecção Oficial da Secção Orizzonti, e ter passado por vários festivais, incluindo o Festival de Cinema Europeu de Sevilha, onde venceu o prémio New Waves, o filme “A Noiva”, do cineasta luso-brasileiro Sérgio Tréfaut, chega agora ao circuito comercial português.

Exibido em novembro do ano passado no LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, o novo trabalho de Tréfaut é protagonizado por Joana Bernardo, que é acompanhada no elenco por Hugo Bentes, Lola Dueñas, Hossein Hassan, Rekesh Shahbaz e Saman Mustefa.

O filme conta a história de uma adolescente europeia que, como tantas outras, fugiu de casa para casar com um guerrilheiro do Daesh e com isso torna-se uma noiva da Jihad. Três anos mais tarde a sua vida mudou dramaticamente.

Ela vive num campo de prisioneiros no Iraque, é mãe de dois filhos e está grávida outra vez. Mas agora é uma viúva de 20 anos e será brevemente julgada pelos tribunais iraquianos. A pergunta que se coloca é: quem é esta adolescente e o que a experiência da guerra e a lavagem cerebral lhe fizeram?

“Sérgio Tréfaut esteve no Iraque pela primeira vez em 2012, logo após a retirada do exército americano. Uma Guerra civil sangrenta estava a decorrer. Bombas explodiam diariamente, causando milhares de mortos. Naquela época, o realizador tentava preparar um documentário sobre como a teoria de Estado norte-americana segundo a qual uma imprensa independente e eleições livres transformariam o Iraque num país democrático e pacífico era pura hipocrisia. Teve a oportunidade de viajar entre Mossul e Bagdad, mas também no Sul e no Curdistão. O seu projecto de documentário naufragou com o surgimento do ISIS e com a ocupação de Mossul. Pouco depois, o surpreendente número de jovens europeus que se juntaram ao Daesh esteve na origem deste filme.”, lê-se em comunicado.

Com distribuição da Leopardo Filmes, “A Noiva” estreia no cinemas nacionais na próxima quinta-feira, 12 de janeiro. Assista ao trailer

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *