O Disney+ estreou esta sexta-feira, 17 de março, o muito aguardado documentário musical especial e original, “Bono e The Edge: A Sort of Homecoming, com David Letterman”, realizado pelo cineasta Morgan Neville. A estreia acontece no dia em que se celebra o St. Patrick’s Day, e que coincide com o lançamento do álbum “Songs Of Surrender”, dos U2
Neste documentário, Neville filma a primeira visita de Dave Letterman a Dublin, a cidade natal de Bono e The Edge. Com estes dois músicos dos U2, vai viver experiências em Dublin e assistir a um concerto completamente diferente de qualquer outro feito pela banda anteriormente. A produção combina as filmagens de um concerto com as de uma viagem de aventura, e conta com muitas participações de Bono e The Edge, bem como com o humor de Letterman ao longo de todo o filme.
Além de incluir o concerto, o filme focar-se-á na extraordinária relação entre Bono e The Edge e em como esta amizade tão próxima evoluiu ao longo de mais de 45 anos, resultando numa das parcerias mais marcantes na história do rock and roll. O filme documenta também a visão de Letterman que visita, pela primeira vez, a cidade natal de Bono e The Edge.
Letterman, que aceitou o convite dos dois companheiros da banda U2 para se juntar a eles em Dublin e visitar pela primeira vez a Irlanda, tem já uma relação de 25 anos com os U2, mas ainda só tinha estado com Bono e The Edge nos EUA. Além de ser o convidado de honra num concerto íntimo e num local emblemático – o antigo edifício do Ambassador Cinema, no cimo da O’Connell Street, na zona norte de Dublin – David embarca na sua própria exploração da cidade.
Numa manhã gelada, visita Forty Foot, o lendário local onde se pode mergulhar, e viajar para norte a bordo do comboio suburbano DART, a partir de Co. Wicklow. Letterman também inspira Bono e The Edge a escreverem uma canção nova para os U2, e escapa por pouco a ter de atuar no famoso pub McDaid, em Grafton Street, com um grupo igualmente famoso de artistas e músicos, incluindo Bono, The Edge, Glen Hansard, Markéta Irglová, Imelda May, Loah, Saint Sister, Grian Chatten of Fontaines D.C., e Dermot Kennedy, cuja voz é descrita por Bono como “sonic boom”.
“Songs Of Surrender”, o novo álbum dos U2, é uma compilação de 40 grandes músicas da banda que fazem parte do seu repertório, regravadas e reinterpretadas em várias sessões ao longo dos últimos dois anos — será lançado na íntegra, também, no dia 17 de março. A primeira faixa deste novo conjunto de gravações a estar disponível é o hino “Pride (In The Name Of Love)”.
Assista ao trailer legendado de “Bono e The Edge: A Sort of Homecoming, com David Letterman”: