“Emilia Pérez“, a mais recente obra-prima do realizador Jacques Audiard, que foi escolhida para representar a França na categoria de Melhor Filme Internacional na edição 2025 dos Óscares, vai ser lançado nas salas de cinema portuguesas no dia 14 de novembro.
O thriller, que é também um musical, foi exibido este ano em estreia mundial no Festival de Cannes, onde foi distinguido com o Prémio do Júri e com o prémio de Melhor Interpretação feminina atribuído às quatro protagonistas, Zoe Saldaña, Selena Gomes, Adriana Paz e Karla Sofia Gascón, que tornou-se a primeira mulher transgénero a ser premiada no prestigiado festival.
Rodado nos subúrbios de Paris, este primeiro filme do cineasta francês rodado em língua espanhola, combina música e melodrama, com momentos sombrios de violência, para narrar a jornada de Manitas (Gascón), líder de um cartel de droga mexicano que aspira vir a ser mulher.
Esta história de renascimento e redenção, traça a odisseia de quatro mulheres no México, cada uma em busca da sua própria felicidade. Entre elas está Rita (Saldaña), uma advogada altamente qualificada, mas desvalorizada numa empresa que está mais interessada em livrar criminosos do que levá-los à justiça. Um dia, Rita é raptada pelo cartel de droga liderado por Manitas, que acaba por contratá-la para o ajudar a mudar de vida e iniciar a sua transição sexual.
Com sequências musicais meticulosamente coreografadas, por forma a capturar a essência da luta interna e da libertação das personagens, “Emilia Pérez” é descrito como um drama de afirmação de género que espelha, com profundidade, a complexidade da transformação pessoal. Assista ao trailer legendado:
Fotos/Divulgação: © Pathé Films