“Montado, O Bosque do Lince Ibérico”: Documentário estreia no TVCine Edition

Depois de ter passado pelos cinemas nacionais em agosto do ano passado, o TVCine Edition estreia agora na televisão portuguesa o documentário “Montado, O Bosque do Lince Ibérico“, que nos transporta para o grande e desconhecido Montado da Península Ibérica, uma floresta única no mundo. A estreia é já esta sexta-feira, 20 de abril, às 22:00h.

Considerado hoje um dos grandes santuários naturais, o Montado, um bosque ancestral que conserva uma biodiversidade extraordinária, reúne mais de 200 espécies diferentes e um conjunto de mamíferos em elevado risco de extinção, tendo ainda um papel fundamental no combate ao aquecimento global, aos incêndios e à desertificação.

No filme, do realizador e naturalista Joaquín Gutíerrez Acha, o espetador embarca numa viagem imersiva por este ecossistema, naquele que é até à data o mais caro e inovador filme de natureza feito em Portugal.

Realizado na sequência da candidatura do Montado a Património da Humanidade da UNESCO, o documentário tem como principais protagonistas o Lince Ibérico e toda a flora e fauna que, entre Portugal e Espanha, habita nesta paisagem. Tal como o paraíso natural do Montado, também este filme precisou de tempo e recursos para atingir o seu maior potencial: uma coprodução luso-espanhola que levou mais de três anos a concluir, e contou com um orçamento de quatro milhões de euros para a sua realização.

“Na Idade Média as comunidades rurais decidiram eliminar parte dos bosques que rodeavam as suas vilas de modo a evitar emboscadas por parte de invasores. Esta estratégia bélica foi-se estendendo paulatinamente ao longo das planícies douradas, dando origem a um modelo florestal tipicamente ibérico onde o aproveitamento de recursos conviveu sempre em harmonia com a vida selvagem: o Montado”, avança a sinopse oficial do documentário.

Desde então, azinheiras, sobreiros e carvalhos transformam-se num campo de batalha onde os grandes herbívoros são desafiados, águias majestosas caçam, os maiores répteis da Europa convivem com mangustos e a vegetação esconde predadores com surpreendentes camuflagens. Mas também pode ser um lugar amigável que recebe milhares de viajantes de longa distância todos os anos, e que encontram aqui a sua casa durante o inverno. Procuram um clima mais ameno e a bolota, o ouro do Montado. Esta é a moeda de troca que as árvores usam para que os animais preservem a sua existência.

Com ajuda da narração da atriz Joana Seixas, Joaquín Gutíerrez Acha mostra-nos um raro exemplo de boas práticas da interferência do homem no curso da natureza, num trabalho minucioso e de rara beleza.

Assista ao trailer de “Montado, O Bosque do Lince Ibérico” e não perca a estreia no em exclusivo no TVCine Edition.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *