Nas noites de domingo, entre 12 de março e 30 de abril, o canal AMC Crime transmite “Morte nas Redes Sociais“, um especial de programação composto por duas séries e três documentários, que fazem uma compilação de casos reais dramáticos, inerentes ao contacto com perfis falsos na Internet.
São 19 horas de programação que consciencializam os espetadores para os perigos das redes sociais com base em histórias tenebrosas de pessoas que foram agredidas e em alguns casos assassinadas depois do contacto com um perfil falso.
Segundo o canal, este especial “pretende revelar algumas pistas para identificar a veracidade de um perfil cibernético, desmontando as frequentes estratégias manipulativas, baseadas em mentiras e enganos”, acrescentando que cada caso “é retratado com base em entrevistas emotivas de entes queridos, recriações, mensagens de texto, registos telefónicos e outras pistas digitais” usadas pelas equipas de piscologia forente e criminal.
Este domingo, 12 de março, pelas 22:30h, estreia “O Homicídio de Gabby Petito“, um documentário de uma hora que recorda o caso de Petito e Laundrie que deixaram Nova Iorque para viajar pelo país numa carrinha durante quatro meses. Durante dias, publicaram nas redes sociais fotos em que aparecem sorridentes numa viagem que parecia idílica. O caso Petito, que teve um desfecho dramático, causou grande comoção mediática a nível mundial.
“Conheci o Meu Assassino Online” é o título da série documental de quatro episódios, que são exibidos sempre às 21:00h, em que retrata casos arrepiantes de relações online que se revelaram fatais. Detalhando as motivações escondidas atrás dos esquemas de dinheiro, encontros e traições online que motivam muitas das aproximações, esta série recorre a depoimentos esclarecedores como o de um agente dos serviços secretos que protegeu os presidentes Barack Obama, George Bush e Donald Trump, especialistas em psicologia forense e defesa criminal, um popular autor do New York Times, um agente de autoridade reformado e um influenciador.
Para o dia 19 de março, às 22:30h, está reservada a estreia de “O Homicídio de Molly McLaren“, que recorda a história do casal que se conheceu através do Tinder, a aplicação móvel para encontros, mas cuja relação terminou devido ao comportamento obsessivo e violento de Joshua Stimpson que nunca aceitou a decisão de Molly, dando início a assédios e perseguições que acabaram por ter um desfecho mortal. Este episódio conta com declarações da família de Molly, determinada a alertar para os potenciais perigos das redes sociais, proteger os usuários e evitar mais tragédias.
O documentário “O Homicídio de Alex Rodda” chega ao canal no dia 26 de março, às 22:30h, e vai dar a conhecer os meandros de um dos assassinatos mais aterradores dos últimos anos e releva a história trágica de paixão adolescente e sexualidade reprimida que se desenvolveu através das redes sociais entre Alex Rodda, um jovem de 15 anos e Matthew Mason.
Entre os dias 2 e 30 de abril, sempre com início às 22:30h, o AMC Crime exibe “#AvisaQuandoChegares”, uma série documental de cinco episódios, que revela o movimento criado depois da morte de Sarah Everard em 2021, onde muitas mulheres recorreram às redes sociais para compartilhar as suas experiências e exigir que fossem tomadas medidas para combater a violência contra elas.