Uma ode ao texto e à palavra. Estreia do filme “Quero Falar Sobre Marguerite Duras”

A romancista, argumentista, poetisa, realizadora de cinema e dramaturga francesa, Marguerite Duras (1914-1996), que foi considerada uma das principais vozes femininas da literatura do Século XX na Europa, é o tema central do filme de Claire Simon, “Quero Falar Sobre Marguerite Duras“, uma produção entre a ficção e o documentário que é uma ode ao texto e à palavra.

Em 1982, em Neauphle le Château, Marguerite Duras vive junto há dois anos com o seu companheiro Yann Andréa. Ela tem quase 70 anos, ele é 38 anos mais novo. Andréa ligou então para Michèle Manceaux, jornalista e amiga de Duras, para o entrevistar sobre a sua vida e relacionamento com Duras, uma obsessão que tanto o perturba e enlouquece.

A entrevista gravada numa fita magnética foi publicada pela Pauvert numa edição em papel em 2016. Aclamada pelos seus filmes documentais, Simon deixa-se levar pelas palavras de Andréa, para retratar toda essa poesia no grande ecrã, pois ele acreditava que, ao confiar a sua história a Manceaux, podia ganhar mais clareza sobre a relação.

O que se segue é uma conversa intensa e convincente entre Michèle Manceaux, interpretada por Emmanuelle Devos, e Yann Andréa personagem de Swann Arlaud, que mergulha nos recessos mais profundos do amor, um filme que é um convite à descoberta de Marguerite Duras e que é  necessário visualizá-lo para compreender melhor o mundo Durassiano.

Com distribuição da Legendmain, “Quero Falar Sobre Marguerite Duras” estreia nos cinemas na próxima quinta-feira, 6 de abril. Assista ao trailer legendado:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados