Aos 95 anos, a conceituada atriz brasileira Fernanda Montenegro está de regresso ao grande ecrã como protagonista do drama “Vitória“, um filme dirigido pelo seu genro, Andrucha Waddington, marido de Fernanda Torres, que assumiu a realização após a morte do cineasta Breno Silveira.
No filme, Montenegro assume o papel de Nina, uma mulher idosa que vive sozinha e sente-se angustiada com a crescente violência no seu bairro. A meio de conflitos com os vizinhos, ela decide filmar a movimentação de traficantes de drogas da sua janela, na esperança de colaborar com a polícia. Após meses a registar as atividades suspeitas, a sua iniciativa atrai a atenção de um jornalista, que se aproxima de Nina e propõe-se a apoiá-la na sua missão.
A história é baseada no caso real que envolveu Joana da Paz, uma mulher que foi a responsável por desmascarar uma grande quadrilha de traficantes e policias corruptos. Em 2005, quando a reportagem sobre o caso foi transmitida, ela foi rebatizada como Vitória e acabou por viver no programa de proteção a testemunhas até à sua morte em 2023.
“Vitória” estreia nas salas de cinema portuguesas na próxima quinta-feira, dia 13 de março, a mesma data em que vai ser lançado no Brasil. Assista ao trailer: