Na próxima quinta-feira, dia 9 de outubro, chega às salas de cinema portuguesas o filme “Sombras“, a terceira longa-metragem do realizador Jorge Cramez, um drama psicológico com elementos de terror, protagonizado por Victoria Guerra, Pedro Lacerda e Catarina Machado.
Produzido pela Ar de Filmes, o filme, rodado na serra Algarvia, foi exibido em antestreia nacional na 19ª edição do MotelX – Festival Internacional de Terror de Lisboa, onde concorreu ao Prémio Méliès d’argent – Melhor Longa-Metragem Europeia 2025.
A trama gira em torno de Marta (Guerra) e Jaime (Lacerda), um jovem casal sem filhos, que trocaram a azáfama urbana pelo sossego do campo. É no seio dessa aparente quietude que, certo dia, um vizinho, sob o motivo de ter de se deslocar a Lisboa, pede para olharem pela sua filha Beatriz (Machado).
Entre o chilrear dos pássaros e o manso correr do riacho, a tranquilidade a que se foram acostumando é subitamente quebrada pela aparição noturna de um estranho animal. Sem saber se a presença da criança estará de alguma maneira relacionada com uma série de bizarras ocorrências, o casal terá de questionar passado, presente e futuro, ao aventurar-se por um perigoso jogo de sombras que se revela tão real quanto aterrador.
“É um filme de relações humanas, de desencontros, de desejos e da experiência do medo, de como, nas condições propícias, podemos descobrir terríveis verdades acerca da nossa própria natureza. O insólito chega, deixa-nos perplexos, confusos, desamparados, angustiados, vacilando entre o espanto e o medo, aquele momento em que perdemos o controlo, revelando o pior de nós mesmos, facetas que desconhecíamos ou que pretenderíamos ocultas”, explicou o realizador Jorge Cramez.