A trágica história da esposa do compositor russo Peter Ilych Tchaikovsky é contada no filme “A Mulher de Tchaikovsky“, um drama biográfico realizado por Kirill Serebrennikov, um filme distribuído pela Films4You que vai estrear nas salas de cinema portuguesas esta quinta-feira, dia 30 de janeiro.
A história, que já foi abordada no filme “Tchaikovsky, Delírio de Amor” (1971) e num documentário da BBC em 2006, gira em torno de Antonina Miliukova, interpetada por Alyona Mikhaylova, uma jovem bela e brilhante, nascida na aristocracia da Rússia do século XIX, que poderia ter tudo o que desejasse, mas a sua única obsessão é casar-se com Pyotr Tchaikovsky (Odin Lund Biron), por quem se apaixona desde o momento em que ouve a sua música.
O compositor acaba por aceitar esta união, mas, depois de a culpar pelos seus infortúnios e colapsos, as suas tentativas de se livrar da esposa tornam-se brutais. Consumida pelos seus sentimentos por ele, Antonina decide suportar tudo e fazer o que for preciso para permanecer ao seu lado. Humilhada, desonrada e rejeitada, é lentamente conduzida à loucura.
A trama passa-se numa Rússia homofóbica, na qual Tachaikovsky casou-se com Miliukova para agradar à sua família e acabar com quaisquer rumores sociais sobre a sua orientação sexual.
Assista ao trailer legendado de “A Mulher de Tchaikovsky” e vá a um cinema para ficar a conhecer esta história dramática sobre toda a toxicidade do relacionamento doentio do casal.