“A Noite do Dia 12”: A investigação de um complexo caso de femicídio

“Todos os anos, a Polícia Judiciária francesa abre 800 inquéritos de homicídio. Cerca de 20 por cento destes casos nunca são resolvidos. Este filme conta a história de um deles”. É com este texto que começa o thriller policial “A Noite do Dia 12” (La Nuit du 12), a sétima longa-metragem do realizador Dominik Moll.

Estreado fora de competição no Festival de Cinema de Cannes 2022, o filme protagonizado por Bastien Bouillon, é baseado num caso relatado no livro de não-ficção “18.3: Une Année à la PJ”, onde a escritora Pauline Guéna descreve o dia-a-dia das brigadas da Polícia Judiciária de Versalhes.

O filme, que aborda um complexo caso de femicídio, questiona as relações entre homens e mulheres, com uma história da obsessão de dois polícias pela investigação. O elenco conta ainda com Bouli Lanners, Lula Cotton-Frapier, Théo Cholbi, Johann Dionnet e Thibault Evrard.

Foto/Divulgação: Films4You

Especificamente, “A Noite do Dia 12” centra-se no assassinato de Clara Royer, uma adolescente de 21 anos. O seu corpo queimado foi encontrado num bairro tranquilo nos arredores de Paris. Moll transfere a ação para Grenoble, cidade aos pés dos Alpes franceses, onde Yohan, um detetive da polícia local, fica encarregado de investigar o caso.

O que começa como uma investigação profunda da vida da vítima rapidamente se transforma numa incomoda obsessão pelo crime que lhe tirou a vida. Suspeitos não faltam! Os interrogatórios intensificam-se, deixando Yohan cada vez mais submerso nas suas dúvidas. Só há uma certeza, o crime ocorreu na noite do dia 12.

Foto/Divulgação: Films4You

Na 48ª edição dos César, os prémios franceses equivalentes aos Óscares, o filme, nomeado em dez categorias, ganhou seis, incluindo Melhor Filme de 2022, Realização, Ator Secundário (Lanners) e Revelação Masculina (Bouillon).

Com distribuição da Films4You, “A Noite do Dia 12” vai chegar aos cinemas portugueses na próxima quinta-feira, 23 de novembro. Assista ao trailer:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados