“Underground: Era Uma Vez Um País”: Filme de Emir Kusturica regressa aos cinemas numa versão 4K

A Nitrato Filmes vai relançar nos cinemas portugueses, numa versão restaurada em 4K, o filme “Underground: Era Uma Vez Um País“, uma obra-prima do cineasta sérvio Emir Kusturica, uma crónica da desintegração de um país. A estreia está marcada para o dia 25 de julho.

O filme, uma espantosa fábula quase anedótica sobre a Jugoslávia, segue um grupo de resistentes que se refugiam numa cave durante o bombardeamento de Belgrado pelos nazis em 1941, e onde lá permanecem durante cinquenta anos convencidos de que a guerra não terminou. E, quando deixam a cave na verdade a guerra continua, embora agora seja a guerra civil na Bósnia que ditou o fim da federação jugoslava.

Neste seu trabalho, Kusturica faz um retrato original, absurdo, mordaz e com laivos de comédia negra, da Jugoslávia entre 1941 a 1992, onde se reflecte de forma portentosa sobre a herança histórica e a condição humana.

A trama do filme passa-se em Belgrado, durante a Segunda Guerra Mundial, quando um grupo de resistentes jugoslavos refugia-se num abrigo subterrâneo para resistir aos bombardeamentos nazis, começando a fabricar armas. Um deles é o único contacto com o exterior e começa a lucrar com o tráfico das armas que fabricam e, décadas depois, continua a afirmar que a guerra continua.

Segundo a distribuidora, “pensar em ‘Underground: Era Uma Vez Um País’ é também pensar em música, elemento tão importante do filme (e tão aplaudido). Composta por Goran Bregović, tornou-se um imediato êxito popular e nela até encontramos Cesária Évora.”

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *