A RTP1 estreia esta segunda-feira, dia 16 de setembro, pelas 21:00h, logo a seguir ao Telejornal, o terceiro dos seis telefilmes produzidos pela Marginal Filmes, adaptados de obras de autores portugueses. E desta vez chega “A Palavra Mágica“, inspirado no conto homónimo de Vergílio Ferreira.
Da autoria de Miguel Simal e João Félix, e com realização de Pocas Pascoal, esta produção nacional conta nos principais papéis do elenco com José Raposo, Eric Santos, Hugo Narciso, Sofia de Portugal, Miguel Borges, Inês Nogueira, Carlos Sebastião, Miguel Partidário e João Maria Pinto.
Neste telefilme, uma palavra inócua é mal interpretada pelos habitantes de uma aldeia. A primeira vez que a ouvem não lhes parece grande coisa. A palavra é estranha e o tom em que foi lançada pode ser ofensivo. Na aldeia depressa se espalha a palavra e à medida que passa de boca em boca fica mais pesada e assume o seu carácter vincadamente ofensivo. Desavinda a aldeia, todos os pequenos mal entendidos do dia-a-dia se tornam equívocos graves.
Só há uma solução: expor os casos e a sua origem – a palavra mal ouvida e mal dita – que, hoje, na aldeia, é a ofensa mais devastadora que se pode atirar ao nosso maior inimigo. Apaziguados os ânimos pela sapiência do juiz, e esclarecidos sobre o significado inócuo da palavra, reúnem-se logo de seguida os renovados amigos, que, aliviados, não resistem a prosseguir a provocação da vida na aldeia, mesmo que conflituosa. Escolhem no dicionário uma nova palavra, para lançar um novo e irresistível equívoco.