A Nitrato Filmes vai lançar nos cinemas portugueses na próxima quinta-feira, dia 12 de setembro, a produção nacional “A Pedra Sonha Dar Flor“, um drama realizado pelo cineasta vimaranense Rodrigo Areias, inspirado em obras do jornalista e escritor Raul Brandão, em particular “Húmus” e “A Morte do Palhaço”.
O filme, rodado no concelho de Ovar, conta no elenco com Nuno Preto, João Pedro Vaz, Miguel Moreira, Gustavo Sumpta, Paula Só, António Durão, Vítor Correia e Miguel Borges, e teve a participação de diversos figurantes locais.
Tendo como cenário a Ria de Aveiro, a narrativa centra-se numa casa de hóspedes na Vila Húmus, perdida nos confins da ria, onde sobrevive-se num tempo sombrio. K. Maurício, escritor, mergulha na sua obra “A Morte do Palhaço”, tornando-se refém de sonhos impossíveis.
Já Pita, um facilitador, manipula palavras e pessoas, divertindo-se num jogo cínico com quem o rodeia. Entre crimes e alucinações, entre o gótico da noite e a decadência da arena corre uma história sem esperança.
Produzido pela Bando à Parte, o filme conta ainda com música original composta por Dada Garbeck, outro vimaranense, que com mestria, e com profundo conhecimento da música popular portuguesa e coros de cantigas populares, criou o ambiente sonoro para o filme, que se traduzirá em vários cine-concertos que se vão realizar nas seguintes datas e locais:
12 de Setembro – Cinema Trindade Porto – Em estreia nacional
13 de Setembro – Cinema Nimas – Lisboa
14 de Setembro – Centro de Arte – Ovar
15 de Setembro – Centro Cultural de Vila Flor – Guimarães
21 de Setembro – Casa do Cinema de Coimbra
10 de Outubro- Cineteatro Casa Municipal da Cultura, Seia