“A Visita e um Jardim Secreto”: Documentário sobre a pintora Isabel Santaló

Na próxima quinta-feira, dia 16 de novembro, vai estrear nas salas de cinema portuguesa o documentário “A Visita e um Jardim Secreto” (La Visita y Un Jardín Secreto), uma coprodução entre a espanhola 59 en Conserva e a portuguesa Cedro Plátano.

Realizado pela cineasta espanhola Irene M. Borrego, o documentário resgata do esquecimento a misteriosa figura de Isabel Santaló, pintora dos anos 1950 e 1960, da qual pouco se sabe, mas que pertenceu a uma das primeiras gerações de mulheres dedicadas à pintura vanguardista.

Neste filme, a realizadora encontra a artista no seu final de vida, agora a viver num pequeno apartamento na periferia de Madrid, partilhado com um gato. De vez em quando, aparecem visitantes em casa. Através deles e da voz de Antonio López, o único pintor da sua geração que se lembra dela, desenha-se uma biografia surpreendente.

Um filme sobre memória e esquecimento, da injustiça do mundo que a promove, sobre arte e processo criativo, sobre o que é ser mulher e artista.

A Visita e um Jardim Secreto” foi exibido no DocLisboa 2022, onde conquistou o Prémio HBO Max para Melhor Filme da Competição Portuguesa (ex-aequo) e o Prémio Escolas – Prémio ETIC para Melhor Filme da Competição Portuguesa. Já em outubro deste ano venceu o Mayor’s Prize, o Prémio de Excelência do Festival Internacional de Cinema Documental de Yamagata,no Japão.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados