O Canal História vai estrear esta segunda-feira, 4 de março, pelas 22:15h, a série documental “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo” (The Mega-Brands That Built America), que ao longo de quatro episódios dá a conhecer as origens dos pioneiros que fundaram algumas das mais famosas marcas do mundo como Gilette, Fedex, Walmart, Spalding ou Wilson.
A série dá aos espetadores uma imagem real dos visionários cuja genialidade, tenacidade e audácia colocaram os maiores produtos da História nas vidas de todos nós.
Cada episódio fala-nos de líderes inovadores no seu ramo como AG Spalding, Harley Procter & James Gamble, Jacob Schick, King C. Gillette, e muitos outros precursores munidos dos conhecimentos e competências necessários para inventar, construir, expandir e comandar um negócio bem-sucedido em mercados que os próprios ajudaram a criar, contra os seus maiores rivais.
Recorrendo a entrevistas com especialistas, imagens de arquivo e reconstituições originais, a série conta as histórias por detrás das inovações que revolucionaram as marcas mais colossais e da sua profunda influência a nível mundial.
No episódio duplo, conheceremos os fundadores da Walmart, uma das maiores lojas de revenda do mundo e um dos maiores empresários do século XX, Sam Walton, que viria a erguer o maior império da venda a retalho do mundo.
Além disso, pelas 23:00h, recuaremos 100 anos, a uma altura em que a expedição de encomendas era lenta e o envio de um dia para o outro era impossível, até dois irmãos de Seattle arriscarem tudo na reinvenção do ramo. Conheceremos ainda um obstinado licenciado de Yale que criou a Fedex, um serviço de entregas mundialmente famoso, transformando a expedição de encomendas na indústria global essencial que hoje conhecemos.
A 11 de março, ficaremos a par das inovações dos pioneiros em artigos desportivos Spalding, Wilson, e os irmãos Rawlings cujo trabalho permitiu a evolução das modalidades prediletas dos EUA, como o basebol, o basquetebol e o futebol americano.
Por último, a 18 de março, viajaremos até finais do século XIX, altura em que James Gamble e Harley Procter inventaram um sabão que revolucionou os EUA e abriu as portas a empresários como King Gillette e Jacob Schick, cuja rivalidade daria origem ao ramo dos produtos para a barba que hoje conhecemos, criando uma nova indústria multimilionária e alterando para sempre o quotidiano do mundo inteiro.