Na próxima quinta-feira, 2 de fevereiro, estreia nas salas de cinema portuguesas o documentário biográfico “Ennio, o Maestro“, um filme escrito e realizado por Giuseppe Tornatore, que faz um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Óscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis.
O documentário apresenta-nos o compositor e maestro através de uma longa entrevista conduzida por Tornatore e depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns bem conhecidos do grande público como Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai, Bruce Springsteen, John Williams, Hans Zimmer ou Dulce Pontes.
A esta longa lista de admiradores e colaboradores, juntam-se fragmentos da vida privada de Morricone, gravações dos espectáculos, excertos dos filmes e imagens inéditas dos arquivos pessoais. Embora seja impossível circunscrever o génio superlativo e revolucionário de Ennio Morricone em duas horas e meia, este belo tributo ao “Il Maestro” consegue revelar parte do mistério por detrás da sua extraordinária criatividade.
Maestro consagrado, Ennio Morricone criou algumas das mais emblemáticas bandas sonoras do cinema, e Tornatore dá-nos uma homenagem ao seu legado. Assista ao trailer de “Ennio, o Maestro”, um filme distribuído em Portugal pela Risi Film.