A partir deste sábado, dia 25 de fevereiro, está de volta o PLAY – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, numa edição marcada pela comemoração de uma década de existência e que tem apresentado, ano após ano, o melhor cinema. Em cada edição, o PLAY seleciona filmes que convidam os mais novos a refletir sobre o mundo e/ou a descobrir algo mais sobre a sua realidade.
Até ao dia 5 de março, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Júnior, o PLAY vai mais uma vez apresentar uma programação de excelência, composta por mais de 150 filmes: curtas e longas-metragens de animação que exploram temas como ação climática, igualdade de género e inclusão.
“O Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa está há uma década a formar e a informar, a definir e desconstruir. Procuramos chegar a todos, fisicamente e intelectualmente”, refere Catarina Ramalho, uma das diretoras do PLAY.
A edição deste ano tem uma novidade, a inauguração de uma nova categoria de filmes, a secção + 13, criada especificamente para o público que tem seguido o Play e que está cada vez mais crescido. Com a nova secção, o PLAY pretende acompanhar a intensidade da adolescência.
“O Play quer acompanhar a pequena revolução interior desta idade, este despertar físico e intelectual que provoca uma revolta constante. O cinema, afinal de contas, também acompanha esta rutura, propondo caminhos para o aprofundamento do ser, para uma tomada de consciência de si mesmo”, salienta a Diretora do PLAY.
O filme de abertura dá destaque ao cinema português com a exibição de “Águas do Pastaza”, de Inês T. Alves, um documentário que fez a estreia mundial no Festival de Berlim 2022 e que acompanha uma comunidade de crianças que vive em profunda intimidade com a natureza à sua volta na isolada na floresta tropical amazónica. Entre as águas do rio Pastaza e o topo das árvores, estas crianças vivem o seu quotidiano de forma quase autónoma e com um forte sentido de colaboração.
Pela necessidade de criar um espaço de pesquisa e informação, o PLAY 2023 tem mais uma novidade, o Laboratório de Cinema infantil, que funcionará como um programa de partilha e formação para promover a produção de Cinema Infantil em Portugal.
Para mais informações sobre esta 10ª edição, consulte o site oficial do PLAY, ou através do Instagram e Facebook.