Cinco anos depois do lançamento de “Djon África“, a dupla de realizadores portugueses Filipa Reis e João Miller Guerra estão de volta para apresentar nos cinemas portugueses a sua segunda longa-metragem, o drama “Légua“, uma produção da Uma Pedra no Sapato, que foi exibido em estreia mundial na Quinzena dos Cineastas no Festival de Cannes 2023.
O filme é protagonizado por Carla Maciel, que contracena com Fátima Soares, uma atriz não profissional. Do elenco fazem ainda parte Vitória Nogueira da Silva, Sara Machado, Paulo Calatré e Manuel Mozos.
A história passa-se numa antiga casa senhorial situada no norte de Portugal, onde Ana (Maciel) ajuda a sua amiga Emília (Soares), a velha governanta determinada em cuidar do casarão desocupado pelos donos que nunca lá vão. Devido a problemas de saúde, Ana acabar também por se tornar na sua cuidadora informal.
Acompanhando a mudança das estações, Mónica (Nogueira da Silva), filha de Ana, desafia as escolhas da sua mãe e estas três gerações de mulheres procuram compreender o seu lugar num mundo que se desvanece, onde o ciclo da vida apenas se renova a partir de finais inevitáveis.
Na terça-feira, dia 27 de junho, “Légua” vai ser ser exibido em antestreia nacional na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, com a presença dos realizadores. Assista ao trailer: